MAIO AMARELO - Rio Azul realizou simulação de acidente de trânsito

Publicado em: 01/06/2017 10:29 | Fonte/Agência: claytonburgath | Autor: clayton burgath

MAIO AMARELO - Rio Azul realizou simulação de acidente de trânsito
No dia 31 de maio, aconteceu na área central de Rio Azul, a simulação de um acidente de trânsito. O evento foi uma realização da 21ª Ciretran-Irati, em parceria com a prefeitura local, secretária de Saúde e Polícia Militar.
De acordo com o chefe da 21ª Ciretran, Rodolfo Solda, esse evento faz parte do “Maio Amarelo”. Solda lembrou a importância da campanha. “O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos para, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas”, lembrou.
Ele ainda informou que a cor amarela foi escolhida em alusão à sinalização de advertência, utilizada nos semáforos. “Por isso ficou conhecida como a cor da atenção pela vida. Assim como os movimentos de conscientização de combate ao câncer de mama, de próstata e contra o vírus HIV, o Maio Amarelo também é simbolizado pelo laço, nesse caso, amarelo”, informou Rodolfo.
O secretário de Saúde local, Fábio Vinicius Polli comentou sobre a simulação realizada no centro da Cidade. “Nós buscamos simular uma situação envolvendo vítimas, entre elas um óbito. Demonstramos como é feito o resgate, inclusive Rio Azul, em nível regional da Amcespar, é o único município que tem funcionários do quadro efetivo da prefeitura preparados e treinados para prestar atendimento nesse tipo de ocorrência, a qual demanda de técnicas especiais para evitar ao máximo causar maiores traumas ou lesões nas vítimas, realizando a imobilização correta, e encaminhamento até o atendimento médico. Nossa equipe trabalha em sistema de plantão, vinte e quatro horas”, frisou o secretário.
O prefeito Rodrigo Solda parabenizou os envolvidos no evento e lembrou a importância da conscientização de todos, pedestres e condutores de veículos, sobre como devem agir, pois o intuito, além de sensibilizar, é conscientizar a população sobre os altos índices de mortes e feridos no trânsito.