Prefeitura Municipal de Rio Azul - PR
Funcionamento: 2ª à 6ª, das 07:45 às 11:45 e das 13:00 às 17:00
(42) 3463-1122

Acessibilidade

A+
A-

Temperatura

CONHEÇA RIO AZUL


Publicado em: 15/12/2017 13:27 | Fonte/Agência: Secretaria de Esportes | Autor: Secretaria de Esportes

CONHEÇA RIO AZUL

CONHEÇA RIO AZUL - PR! 
PEQUENA CIDADE, COM GRANDES EMOÇÕES!

Conheça e saiba os pontos turísticos em Rio Azul:

- JARA'S: Jogos Apolakados de Rio Azul: é realizado no primeiro semestre de cada ano e conta com provas oriundas dos jogos eslavos praticados pelos imigrantes, além de brincadeiras de rua, jogos de baralho, provas de conhecimentos sobre o município e paródias.

- JIRA'S: Realizado no segundo semestre do ano, os Jogos Interativos de Rio Azul contam também com participação de equipes de outros municípios em mais de uma dezena de modalidades esportivas.

- FEMURA: Festival de Música de Rio Azul: Dividido em categorias infantil e adulto, ocorre juntamente as festividades de aniversário do município, em dois dias, sendo que no primeiro dia ocorre a fase municipal e no segundo a fase regional.

- FEIRA DO PRODUTOR RURAL: Realizado toda quarta-feira a partir das 17 horas na quadra da escola municipal Vanda Hessel, conta com diversos produtos coloniais, dentre eles: pa~es, broas, pastel, sonho, pirogue, bolacha, mini pizza, nhoque, geléias, conservas, artesanatos, macrrão, linguiça, verduras, vasos de flor, mudas de flor e verduras, sucos e entre outros.

- IGREJA DA CACHOEIRA: Localizada na comunidade de Cachoeira dos Paulistas, a cerca de 7km da cidade, a capela Senhor Bom Jesus tem suas paredes revestidas com pinturas sacras da época renascentista feitas pelo artista local Antonio Petrek, o qual as pintava somente a noite, com tintas feitas por ele mesmo e incrivelmente a base de leite. É possível visitar o local diariamente.

- FEST IN RIO: Realizada no primeiro semestre do no no Parque da Pedreira, a festa ocorre em três dias, iniciando na Sexta e finalizando no Domingo. Conta com exposições e diversos shows durante os dias de festas, almoço no local. Durante o evento, ocorrem apresentações culturais. É possível alugar quiosques no local e banhar-se na piscina natural.

- FESTA DA PADROEIRA: Realizada no dia 12 de outubro, no Parque da Pedreira a festa homeageia Nossa Senhora Aparecida. Conta com tradicional cavalgada, missa campal, procissão até a gruta dedicada à Santa. Almoço com comidas típicas e tarde recreativa com diversas exposições, finalizada com show aberto ao público.

- CACHOEIRA DO DUSANOSKI: Localizada na comunidade de Marumbi dos Ribeiros, cerca de 16km da sede do município em uma propriedade particular, mas com visitação livre para o turista. O local conta com acesso cascalhado, espaço para estacionamento e acampamento.

- SALTO DOS SOARES: Localizada na comunidade de Rio Azul dos Soares, cerca de 13km da cidade, também em propriedade particular. A cachoeira possui uma precipitação das águas em uma altura de 14m, propicia para prática de rappel e trekking. No local há uma cachoeira de menor porte, onde alguns anos funcionava uma roda d'água.

- FAXINAL ÁGUA QUENTE DOS MEIRAS: Há muitos anos atrás, quando os imigrantes de poloneses e ucranianos chegaram em nossa terra criavam suas criações (porcos, cavalos, vacas, galinhas) em criadouro comum, aonde existia demarcação de território individual de cada morador mas não existia cercas. Ainda restam em Rio Azul três destes criadouros em comum localizados nas comunidades de Lageado, Taquari e Água Quente dos Meiras. As comunidades recebem incentivos do governo para manterem esta quase extinta cultura que perdura somente no Sul do Paraná e Norte de Santa Catarina. Este Faxinal de Água Quente dos Meiras fica a 16km do centro da cidade.

- PARQUE DA PEDREIRA: Localizada na BR 153 e cerca de 9km do município de Rio Azul, destaca-se por uma deslumbrante cachoeira, com escadas que permitem o acesso até ela. O local conta com piscina natural, quiosques com churrasqueira, quadras de areia, parquinho para as crianças e uma gruta dedicada à Nossa Senhora Aparecida. Possui 2 lanchonetes, ruínas da antiga hidrelétrica, mirante e trilhas. Horário de funcionamento de Terça a Domingu, das 08h às 19h.

PARA VER O FOLDER COMPLETO -> CLIQUE AQUI



Leia também

Esportes, Lazer e Recreação

BOLETIM INFORMATIVO 1608/2018

15/12/2017 13:27

Esportes, Lazer e Recreação

BOLETIM INFORMATIVO TORNEIO DO INDEPENDENTE

15/12/2017 13:27

O Município

HOJE INICIOU EM RIO AZUL, A OPERAÇÃO RONDON

15/12/2017 13:27

Educação e Cultura

EDUCAÇÃO DEMONSTRA SUAS ATIVIDADES - EXPOAZUL

15/12/2017 13:27