CAMPANHAS OUTUBRO ROSA, NOVEMBRO AZUL E DEZEMBRO VERMELHO

Publicado em: 15/12/2017 14:05 | Fonte/Agência: Secretaria de Saúde | Autor: Secretaria de Saúde

Durante o mês de outubro realiza-se o “cuidado com a saúde da mulher”.

Realizou no dia 25 de outubro no salão da Casa da Cultura, no período da tarde, uma atividade para a comunidade feminina municipal, com a presença de aproximadamente 150 pessoas, entrevistas e testemunhos ao vivo de mulheres que passaram pela doença, palestra apresentada pela drª Patrícia, apresentação de informação sobre violência contra a mulher comentada pela equipe do CRAS e uma coreografia alusiva ao cuidado feminino apresentada pelas alunas do curso de formação de docentes do colégio Dr Chafic Cury. Neste período à ênfase nos exames de mamografia e preventivo do colo do útero. Somente neste mês foram coletados 318 exames preventivos e mamografias. A faixa etária para o exame de mamografia é de 40 a 69 anos e do preventivo a partir do inicio da atividade sexual.

Houve neste mês uma programação de coleta com horário diferenciado buscando facilitar o acesso às mulheres.

O evento foi programado e contou com a colaboração das 04 equipes de saúde e dos funcionários do setor administrativo da secretaria.

Novembro Azul

Neste mês demos ênfase ao cuidado para com o homem através de atividades coletivas e orientação médica individualizada.

No dia 28 de novembro realizou-se um evento com a participação dos homens do município com a apresentação de uma roda de viola, palestra com Agostinho Basso e orientação geral sobre os exames que são realizados.

Tivemos a participação de cerca de 90 homens nesta noite, sendo que em atividades realizadas nas unidades básicas do interior contamos com maciça participação masculina.

Novamente contamos com o empenho das 04 equipes de saúde da família e o trabalho incessante dos funcionários da saúde municipal.

Dezembro Vermelho

Neste mês enfatiza-se o olhar e cuidado para as IST (infecções sexualmente transmissíveis). Em função disso nos empenhamos em orientar e rastrear precocemente casos das doenças através da testagem rápida. Os testes são para HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C e, realizados nas unidades básicas de saúde por profissionais habilitados.

Neste mês, entre os dias 01 e 11, foram testadas 514 totalizando 2056 testes realizados nas unidades básicas de saúde e nas empresas Alliance One, Schereiber do Brasil e Madeireira Rio Claro.

Assim verificamos o interesse e cuidado que têm a saúde pública e empresas do município para com o munícipe rioazulense, reforçando a necessidade desta parceria para o bem estar de todos.

Focando a prevenção e promoção da saúde para a população, os testes rápidos estão disponíveis nas unidades básicas de saúde. Quem se AMA SE CUIDA, faça o seu exame.

GALERIA DE FOTOS DA CAMPANHA:

OUTUBRO ROSA -> CLIQUE AQUI

NOVEMBRO AZUL -> CLIQUE AQUI