Conheça Rio Azul

Publicado em: 24/09/2018 09:52 | Fonte/Agência: Turismo e Cultura | Autor: Departamento de Cultura e Turismo

CONHEÇA RIO AZUL - PR

Saiba os pontos turísticos e os eventos em Rio Azul:

- FEMURA: Festival de Música de Rio Azul: Dividido em categorias infantil e adulto, ocorre juntamente as festividades de aniversário do município, em dois dias, sendo que no primeiro dia ocorre a fase municipal e no segundo a fase regional.

- FEIRA DO PRODUTOR RURAL: Realizado toda quarta-feira a partir das 17 horas na quadra da escola municipal Vanda Hessel, conta com diversos produtos coloniais, dentre eles: pães, broas, pastel, sonho, pirogue, bolacha, mini pizza, nhoque, geléias, conservas, artesanatos, macarrão, linguiça, verduras, vasos de flor, mudas de flor e verduras, sucos e entre outros.

- IGREJA DA CACHOEIRA: Localizada na comunidade de Cachoeira dos Paulistas, a cerca de 7 km da cidade, a capela Senhor Bom Jesus tem suas paredes revestidas com pinturas sacras da época renascentista feitas pelo artista local Antonio Petrek, o qual as pintava somente a noite, com tintas feitas por ele mesmo e incrivelmente a base de leite. É possível visitar o local diariamente.

- IGREJA UCRANIANA APRESENTAÇÃO DE NOSSA SENHORA: Localizada na comunidade de Serra Azul, a Igreja Ucraniana fica as margens da br 153, no Km 373, entre os municípios de Rio Azul e Mallet. A igreja é toda pintada pelo artista Antonio Petrek. Em 2017 foi construída uma gruta em honra a Nossa Senhora Aparecida, Santo Expedito e São Miguel Arcanjo e está aberta a visitação 24 horas do dia.

- FEST IN RIO: Realizada no primeiro semestre do no no Parque da Pedreira, a festa ocorre em três dias, iniciando na Sexta e finalizando no Domingo. Conta com exposições e diversos shows durante os dias de festas, almoço no local. Durante o evento, ocorrem apresentações culturais. É possível alugar quiosques no local e banhar-se na piscina natural.

- FESTA DA PADROEIRA: Realizada no dia 12 de outubro, no Parque da Pedreira a festa homeageia Nossa Senhora Aparecida. Conta com tradicional cavalgada, missa campal, procissão até a gruta dedicada à Santa. Almoço com comidas típicas e tarde recreativa com diversas exposições, finalizada com show aberto ao público.

- CACHOEIRA DO DUSANOSKI: Localizada na comunidade de Marumbi dos Ribeiros, cerca de 16km da sede do município em uma propriedade particular, mas com visitação livre para o turista. O local conta com acesso cascalhado, espaço para estacionamento e acampamento.

- SALTO DOS SOARES: Localizada na comunidade de Rio Azul dos Soares, cerca de 13km da cidade, também em propriedade particular. A cachoeira possui uma precipitação das águas em uma altura de 14m, propicia para prática de rappel e trekking. No local há uma cachoeira de menor porte, onde alguns anos funcionava uma roda d'água.

- FAXINAL ÁGUA QUENTE DOS MEIRAS: Há muitos anos atrás, quando os imigrantes de poloneses e ucranianos chegaram em nossa terra criavam suas criações (porcos, cavalos, vacas, galinhas) em criadouro comum, aonde existia demarcação de território individual de cada morador mas não existia cercas. Ainda restam em Rio Azul três destes criadouros em comum localizados nas comunidades de Lageado, Taquari e Água Quente dos Meiras. As comunidades recebem incentivos do governo para manterem esta quase extinta cultura que perdura somente no Sul do Paraná e Norte de Santa Catarina. Este Faxinal de Água Quente dos Meiras fica a 16km do centro da cidade.

- PARQUE DA PEDREIRA: Localizada na BR 153 e cerca de 9km do município de Rio Azul, destaca-se por uma deslumbrante cachoeira, com escadas que permitem o acesso até ela. O local conta com piscina natural, quiosques com churrasqueira, quadras de areia, parquinho para as crianças e uma gruta dedicada à Nossa Senhora Aparecida. Possui 2 lanchonetes, ruínas da antiga hidrelétrica, mirante e trilhas. Horário de funcionamento de Terça a Domingo, das 08h às 19h.