1º Encontro Regional de Surdos aconteceu em Rio Azul

Publicado em: 27/09/2018 14:06 | Fonte/Agência: Secretaria de Educação | Autor: Felipe Cheremeta

Dia 26 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Surdo. Neste ano a data foi comemorada com um evento realizado no município de Rio Azul, o qual foi sede do 1º Encontro Regional de Surdos do Município. O local escolhido para realização foi o Parque Ambiental da Pedreira, um dos principais pontos turísticos do município.

O encontro acontece duas vezes ao ano em diferentes municípios da região e reúne a comunidade surda da região Centro Sul. O objetivo do encontro é divulgar a Língua Brasileira de Sinais, a cultura surda e possibilitar o compartilhamento de produções e conquistas além da promoção da integração e interação entre surdos da região. A comemoração foi marcada por diversas atividades esportivas, troca de experiências, apresentações culturais, conversas, passeios e momentos de descontração.

O empresário Elvis Martins compartilhou sua experiência de trabalho com o funcionário surdo  Caio Felipe Domingues. Segundo Elvis a experiência foi muito gratificante, pois trouxe novas perspectivas tanto para ele como para Caio. Mostrou que a deficiência é uma construção social e que com atitudes positivas inclusivas conseguimos nos comunicar, interagir em sociedade.

Em seguida, Caio Felipe Domingues compartilhou os conhecimentos adquiridos com Elvis e trouxe ainda sua experiência de trabalho na Prefeitura Municipal como assistente administrativo. “Eu sei que as pessoas com deficiências têm muitas dificuldades, pela minha experiência, procuro conhecer a mim mesmo pra descobrir a minha capacidade, vendo o que posso ou não posso fazer, e com as minhas forças eu lutei e consegui chegar, se tem um sonho para realizar, ninguém está te impedindo, não tenham medo, corram atrás, criem coragem, e lutem, não desistam, persistindo sempre, verá que o esforço traz resultados inesperados, não adianta ter medo, pois ninguém vai te ajudar”, comentou Caio.

Caio enfatizou a luta, dedicação e sente que hoje é reconhecido pelo seu trabalho e competência. Desde pequeno sofreu preconceitos por ser surdo, mas procurou descobrir a própria capacidade em estudar e trabalhar, contou muito a ajuda familiar e principalmente a dedicação de sua mãe.

Segundo a Organizadora do Evento, a Professora e Pedagoga da Escola Municipal Profª. Vanda Hessel, Ivone Surmacz esta experiência ressalta que precisamos eliminar muitos preconceitos existentes quanto à questão de trabalho do surdo. “A sociedade acredita que pessoas surdas não conseguem ser independentes, estudar, trabalhar e assumir compromissos. Com nossos encontros de interação queremos mostrar para o restante da sociedade que os surdos são capazes”, disse

Ivone agradeceu o apoio da Prefeitura Municipal de Rio Azul e ao Prefeito Rodrigo Skalicz Solda por abrir as portas do município para receber o encontro regional e outras pessoas e empresas que colaboraram com organização e patrocínio para o evento, como: Secretária Municipal de Educação, Igleci Aparecida Popovicz; Secretário de Assistência Social, Rodolfo Skalicz Solda; o Diretor do Departamento de Cultura, Felipe Cheremeta e aos patrocinadores: Elvis Martins proprietário do  Martins Supermercados; a Madeireira Rio Claro, Alliance One e as cooperativas de crédito, Sicoob, Sicredi e Cresol.

Os municípios que participaram do evento além de Rio Azul foram Ivaí, Prudentópolis, Inácio Martins, São Mateus do Sul, Rebouças, Mallet, Irati e Imbituva. Com total de 125 pessoas participando entre professores, intérpretes, surdos, pais de alunos surdos e secretárias de educação.

Clique para conferir as imagens do evento