Funcionamento: 2ª à 6ª, das 08:00 às 11:30 e das 13:00 às 17:00

Programa Bom Negócio Paraná no Município

Publicado em: 26/07/2017 11:00 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal | Autor: Rosecleia A. siqueira Rosa

Programa Bom Negócio Paraná no Município

O Bom Negócio é um programa de governo do estado do Paraná especialmente voltado às micro e pequenas empresas dos setores industrial, comercial e de serviços.

Tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico e social dos municípios a partir da geração de emprego e renda, através da capacitação, consultoria e acompanhamento de empreendedores, fortalecendo as iniciativas que possam resultar na sustentabilidade das empresas e na geração de novos negócios da região do Paraná, respeitando o perfil dos empreendimentos de cada localidade, o Bom Negócio Paraná oferece capacitação em gestão empresarial gratuita nas áreas de gestão de negócios, gestão comercial, gestão financeira, gestão de pessoas e gestão estratégica.

É viabilizado por meio de parcerias com instituições de ensino, agentes ligados ao desenvolvimento empresarial, órgãos e instituições de caráter público (Prefeitura e Secretaria de Industria e Comércio) , e coordenado pela SETI (Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) através do USF (Universidade sem fronteiras).

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento econômico das cidades, fomentando a sustentabilidade econômica das comunidades, o PBNP veio de encontro a esse problema social e econômica causada pela má gestão empresarial.

1. Origem do Programa Bom Negócio Paraná
O programa Bom Negócio Paraná é um projeto de plano de governo que surgiu em 2005, com o intuito de gerar desenvolvimento econômico para micro e pequenas empresa no estado. O programa iniciou com projetos pilotos em municípios de maior porte dentro do estado. Após alguns anos de teste, verificando a viabilidade do projeto o mesmo foi expandido para todo o estado do Paraná.

Nesta segunda fase do projeto, em 2012, o programa focou no objetivo do desenvolvimento econômico local das microempresas, pequenas empresas e empreendedores informais através da capacitação, consultoria e acompanhamento funcional as empresas. Com o intuito de promover uma política social, o programa possui como produto o conhecimento, o qual fortalece as empresas gerando um maior valor econômico local.

Para promover o fomento do empreendedorismo, o Programa Bom Negócio Paraná, possui duas particularidades: a capacitação e o crédito. A capacitação dos empreendedores será realizada por Consultores recém formados selecionados por 11 universidades estaduais, totalizando 33 consultores para aplicar o programa dentro de todo o estado. Todos os empreendedores que realizaram o curso de capacitação estão possibilitados de realizar um empréstimo junto a Fomento Paraná – Banco do Estado.

Esses empréstimos variam de acordo com o faturamento bruto anual da empresa, sendo liberados valores que vão de R$ 1000,00 a R$ 300.000,00, a taxas de juro de 0,55% a  ,10% ao mês, o qual pode ser investido em Capital de Giro, Investimento Fixo e Misto. Com a finalidade de estimular que esse capital circule dentro do município em que se encontra estabelecido o empreendimento.

O funcionamento dos cursos de capacitação dentro dos municípios é realizado em instalações cedidas pelo município com aulas diárias, de acordo com cada município. O material de apoio contém cinco temas, sendo eles: Gestão de Negócios, Gestão Comercial, Gestão Financeira, Gestão de Pessoas e Gestão Estratégica, contendo atividades práticas.

Assim, com a aplicabilidade do programa, acredita-se que o objetivo será cumprido trazendo de forma intensa o desenvolvimento econômico dentro do estado do Paraná, fortalecendo de forma plena a economia do estado, agregando maiores valores aos produtos, gerando crescimento a partir da atividade empreendedora.