1ª VIA SACRA NA SERRA DA ESPERANÇA

Publicado em: 20/03/2018 14:04 | Fonte/Agência: Secretaria de Esportes | Autor: Secretaria de Esportes

1ª VIA SACRA NA SERRA DA ESPERANÇA

No dia 18 (dezoito) de março, foi realizada no alto da Serra da Esperança, a 1ª Via Sacra com o tema: “Caminhando com Jesus, para superar a violência”, pois, o tema da Campanha da Fraternidade deste ano se refere às diversas formas de violência que a sociedade enfrenta todos os dias.

A Via Sacra teve início às 8hs da manhã na Capela de Faxinal dos Limas, aonde os fiéis uniram-se e saíram juntos, seguindo por um percurso de mais de 6km desde o pé da Serra da Esperança até o seu cume. Neste trajeto de subida, pessoas que foram a pé, de moto, trator e cavalo rezaram, refletiram em silêncio, cantaram e relembraram todo o sofrimento do calvário de Jesus Cristo em Sua caminhada final aqui na Terra.

A chegada até o terreno do Sr. Mário Bucco aonde encontra-se a Gruta de Nossa Senhora Auxiliadora que serviu como décima quarta estação da Via Sacra se deu em torno de meio-dia. Neste local, ao lado da gruta foi plantada a Cruz símbolo desta primeira Via Sacra na Serra. Esta cruz foi levada por casais, crianças, jovens e idosos em um verdadeiro ato de fraternidade desde a saída da Capela.

Após o término da Via Sacra os mais de 400 fiéis que participaram fizeram o “Almoço da Partilha”, todos deslumbrados com o visual que o alto da serra proporciona, abrigaram-se debaixo das árvores para almoçar e descansar da árdua penitência que fizeram em nome de Jesus Cristo.

A organização deste grandioso evento foi do Grupo de Oração Nossa Senhora Auxiliadora, juntamente com a comunidade de Faxinal dos Limas e recebeu todo o apoio dos padres da Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Inclusive o Padre Alexandre foi quem conduziu com muita serenidade toda a Via Sacra que foi rezada também por diversos grupos que participaram desta. A administração da Prefeitura Municipal de Rio Azul participou efetivamente na organização cedendo transporte, socorristas e colaborando através da Secretaria Municipal de Esporte, Turismo e Cultura para que o evento fosse um sucesso. Agradecemos ao Sr. Mário Bucco, que cedeu a estrutura do seu terreno para os fiéis, a comunidade de Faxinal dos Limas pelo empréstimo dos quadros das estações, a empresa de Décio Druskowski pela confecção das placas que demarcaram as estações, a família Golbinski pela doação da madeira para a cruz, a Marcenaria Borox que confeccionou a cruz, ao artista Laércio Soares que decorou a cruz com a técnica de pirogravura, a esquipe da Secretaria de Esportes pela pintura nas placas demarcatórias e da cruz, ao Sr. Mário Pietroski Júnior que cedeu seu Jeep para transportar o sistema de som, a Sanchez Igor da Silva e seus pais Bianca e Bile pelo empréstimo do sistema de som, ao Ronaldo Kruk pela montagem e funcionamento do som.

Deus lhes pague! E que venha a segunda no ano que vem, desde já todos estão convidados!

PARA VER O FOLDER DA VIA SACRA -> CLIQUE AQUI

PARA VER A GALERIA DE IMAGENS -> CLIQUE AQUI