Funcionamento: 2ª à 6ª, das 08:00 às 11:30 e das 13:00 às 17:00

Secretarias Municipais

SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO

A Secretaria de Planejamento é a responsável pelo planejamento estratégico da Prefeitura, através do Plano Diretor de Desenvolvimento, de planejamento tático, por meio do Plano Plurianual (PPA) que é o instrumento de planejamento de governo, seja na esfera federal, estadual ou municipal, realizado a cada quatro anos. O Plano contém metas a serem atingidas por determinada gestão de governo - incluindo projetos, atividades, financiamentos, incentivos fiscais, normas, entre outros. O PPA proporciona visão global do planejamento público, objetivando a solução de problemas e gerando ações para combatê-los, atendendo, assim, à demanda da sociedade e, finalmente, ao planejamento operacional para execução do Orçamento Anual. De outra forma, podemos situar o planejamento em dois ambientes:

A - Interno: a organização, abrangendo toda a estrutura funcional;

B - Externo: o planejamento urbano, envolvendo todo o território do Município.

A Secretaria de Planejamento tem, dentre suas competências, a participação na formulação do Plano de Ação do Governo Municipal, propondo programas setoriais e colaborando para a elaboração de programas gerais. Além disso, trabalha na elaboração das seguintes peças orçamentárias:

Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) - Estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte, orienta a elaboração do orçamento e dispõe sobre as alterações na legislação tributária. Busca sintonizar a Lei Orçamentária Anual - LOA com as diretrizes, objetivos e metas da administração pública, estabelecidas no Plano Plurianual - PPA
Lei Orçamentária Anual (LOA) - É uma lei padronizada e se aplica à União, aos Estados e aos Municípios. Ela contém a discriminação da receita e da despesa de forma a evidenciar a política econômica-financeira e o programa de trabalho do Governo, detalha a aplicação dos recursos do município em obras, serviços e ações para o exercício seguinte.

Também merecem destaque o desenvolvimento de atividades de organização e modernização administrativa - análise e desenvolvimento de softwares, pesquisas para novas tecnologias, aquisição de novos equipamentos.

Dentro da Secretaria de Planejamento encontram-se três departamentos distintos. O Departamento de Planejamento e Orçamento, que é o órgão de planejamento de coordenação técnica, de formulação e implementação de políticas econômicas, tendo ainda como função coordenar, juntamente com a Secretaria de Governo, a elaboração do Planejamento Municipal, acompanhar em conjunto com a Secretaria da Fazenda a execução orçamentária e assessorar as demais secretarias na formulação de programas setoriais, elaboração e acompanhamento de projetos.

Endereço: Edifício Sede, Rua Guilherme Pereira, 482, Centro, Rio Azul - PR - CEP.: 84.560-000
Telefone para Contato:(42) 3463-1122
Horário de Atendimento: de 2ª à 6ª Feiras, das 08h às 11:30min e das 13h às 17h

Secretário: ADRIELLY SANTOS

Dados de Contato

• Telefone: 42-3463 11-22
  • Endereço: Rua Guilherme Pereira 482

Graduada em Engenharia Civil, pós graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho.