Novo secretário de Agricultura comenta sobre início de atividades

Publicado em: 01/02/2017 17:04 | Fonte/Agência: infraestrutura | Autor: clayton burgath

Novo secretário de Agricultura comenta sobre início de atividades

O engenheiro ambiental André Gembaroski é quem está comandando a secretaria Agricultura de Rio Azul.
André afirma que nessas primeiras semanas está focado na parte organizacional do setor.
“Haviam várias situações que necessitam ser revistas, como o caso de comodatos realizados sem a devida autorização da Câmara de Vereadores. Também encontramos situação, como exemplo, em que havia equipamento agrícola há dois anos sendo utilizado por apenas uma única pessoa. Em outros casos, alguns chegavam no parque de máquinas, pegavam implementos, e o setor competente não tomava conhecimento para onde estavam sendo levados esses implementos.  Portanto se faz necessário ser revisto e adequado esse sistema”, cita André.
O secretário destacou que pretende melhorar e ampliar o programa de melhoramento genético. “Sabemos que os nossos produtores sofreram bastante nesses últimos quatro anos no tocante a conservação das estradas, por isso também o trabalho da administração está sendo focado na readequação das estradas”, lembra ele.
Gembaroski frisa que sua gestão pretende fortalecer as parcerias com os diversos setores e órgãos ligados direta ou indiretamente coma a agricultura, buscando beneficiar o atendimento aos agricultores rioazulenses. Além de buscar parcerias para oferecer cursos de capacitação aos produtores.
O secretário de Agricultura também afirma que deverá ser implantada uma nova modalidade na coleta de resíduos sólidos. “Na forma como estava ocorrendo acreditamos que não era a mais eficaz e adequada. Nossa intenção é organizar um único setor que fará todo esse trabalho, por meio de um cronograma de trabalho”, menciona.
Gembaroski destaca que há muitas obras de sistema de abastecimento de água que estão paralisadas. “Temos situações identificadas nas localidades de Pinhalzinho, Cerro Azul, Marumbi dos Ribeiros e Barra do Rio Azul”, enumera o secretário.
De acordo com ele, essas importantes obras iniciadas ainda em 2010, por meio de convênios em nível federal, e até hoje estão paralisadas. “Já estamos entrando em contato, seja coma Sanepar, quanto com a FUNASA para sabermos quais são as pendências existentes, para que possamos resolvê-las e assim finalmente concluir essas importantes obras que irão beneficiar essas comunidades do interior do município”, conclui o secretário.