• (42) 3463-1122
  • 2ª à 6ª, das 07:45 às 11:45 e das 13:00 às 17:00

IPTU 2018

 

Publicado em: 20/02/2018 13:28 | Fonte/Agência: Administração Pública Municipal | Autor: Administração Pública Municipal

Whatsapp

 

IPTU 2018

 

O que é IPTU?

O Imposto Predial e Territorial Urbano é uma taxa que é paga sobre um imóvel ou terreno. A cobrança do imposto é determinada pelo Artigo 156 da Constituição Federal. Todo o dinheiro que é arrecadado com a cobrança vai para os cofres da Prefeitura, que o usa para custear despesas municipais.

É a Prefeitura que decide para onde vão os recursos do imposto. O valor arrecadado compõe uma boa parte da renda dos municípios e geralmente é destinado para obras de infraestrutura, como asfaltamento, saneamento, educação, saúde, segurança e outros investimentos.

 

Quanto vou pagar?

O valor que cada proprietário vai pagar de IPTU é definido pela Legislação Municipal. O cálculo do valor do imposto é definido por fatores como: valor de venda do imóvel, área do terreno, área construída, localização, característica (comercial ou residencial), etc. A Prefeitura também pode conceder isenção do imposto, segundo critérios previstos na lei.


Informações:

 - Desconto de 10% se for pagamento à vista;

- O pagamento à vista é até dia 15 de março;

- O pagamento pode ser efetuado na lotérica, correio ou qualquer banco;

- O carnê está disponível na Prefeitura, no setor de Tributos;

- Quem tem o IPTU atrasado é para vir verificar no Setor de Tributação;

- O não pagamento do IPTU vai para divida ativa.