POPULAÇÃO DE RIO AZUL É DESTAQUE EM EVENTO DA HEMEPAR SOBRE DOAÇÃO DE SANGUE

Publicado em: 27/03/2018 09:41 | Fonte/Agência: Administração Municipal | Autor: Administração Municipal

Porque doar sangue?

Doar sangue é um ato que ajuda a salvar muitas pessoas.  Como o sangue não pode ser produzido artificialmente, são necessários doadores voluntários para manter os estoques abastecidos com todos os tipos sanguíneos. Ou seja, nós somos a única fonte de matéria prima para uma transfusão!

Sangue não sobra. Ninguém deve imaginar que o seu tipo sanguíneo é comum, e que por isso não precisa doar. Precisa sim, porque esse sangue vai fazer falta para alguém que necessita dele para viver.

Se você não puder doar sangue, ainda poderá ajudar a salvar muitas vidas, incentivando e sensibilizando outras pessoas a se tornarem doadoras.

Quanto aos doadores de Rio Azul, em 2017 teve-se aproximadamente 500 doadores, gerando, 518 bolsas de sangue. Foram feitas 39 viagens, deslocando o pessoal para fazerem as doações.

A administração municipal parabeniza todos os doadores de Rio Azul, pela sua livre iniciativa de fazê-lo, mostrando seu senso de humanidade.

Agradecemos também as empresas que incentivam seus funcionários a fazer as doações de sangue, sendo elas: Madeireira Rio Claro e Sicredi – Rio Azul.

Para doar é necessário:

# Idade entre 16 a 69 anos. Menores de 18 anos (entre 16 a 17 anos) só poderão doar com autorização por escrito do responsável legal. O limite para a primeira doação é de 60 anos.

# Estar descansado e alimentado.

# Pesar no mínimo 50 quilos.

# Estar bem de saúde, sem gripe, resfriado, febre ou diarreia há, no mínimo, 7 dias.

# Homens podem doar a cada 60 dias e mulheres a cada 90 dias.

# Apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, de trabalho, CNH, passaporte ou carteira de identidade profissional).

# Algumas condições também impedem a doação de sangue e são avaliadas por ocasião da triagem técnica e clínica realizada antes de toda doação. Assim, suas respostas na hora da entrevista são muito importantes.

Após doar sangue:

# Manter o curativo sobre o local de punção por pelo menos 2 horas.

# Repousar cerca de 6 horas após a doação.

# Aumentar a ingestão de líquidos.

# Não fumar por pelo menos 2 horas após a doação.

# Evitar esforços físicos por pelo menos 12h após a doação.

# Evitar bebidas alcoólicas por pelo menos 12h após a doação.

O que acontece com o sangue doado?

Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas e plasma) e assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada.

DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA

Quanto à doação de medula, o assunto também merece atenção, pois os doadores precisam encontrar receptores compatíveis, o que torna o trabalho ainda mais difícil. As chances de compatibilidade para transplante é de 1 para 100 mil pessoas.

Caso deseje se tornar um possível doador de medula óssea, procure a unidade de coleta mais próxima. Você fará uma entrevista para esclarecer suas dúvidas e colher uma pequena amostra de sangue (para exame genético, HLA, que verifica a compatibilidade entre doadores). Os dados do doador são inseridos no cadastro e a compatibilidade é verificada. Se confirmada, o doador é consultado para decidir se irá doar ou não.

PARA VER A GALERIA -> CLIQUE AQUI