• (42) 3463-1122
  • 2ª à 6ª, das 07:45 às 11:45 e das 13:00 às 17:00

JOGOS ESCOLARES MOVIMENTAM RIO AZUL

 

Publicado em: 04/05/2018 11:13 | Fonte/Agência: Secretaria de Esportes | Autor: Secretaria de Esportes

Whatsapp

 

CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL E JOGOS ESCOLARES MOVIMENTAM O ESPORTE DE RIO AZUL

 

Na última quarta-feira (02) tivemos na sede da Biblioteca Cidadã de Rio Azul o Congresso Técnico com os dirigentes das equipes que participarão do Campeonato Municipal de Futebol denominado “Vitor de Morais” em homenagem ao criador deste campeonato e grande incentivador do esporte local já “in memorian”.

Nesta reunião foram definidos os critérios de disputa do campeonato, elaborado o regulamento e realizado o sorteio dos grupamentos para a disputa do mesmo. Será dividido em duas divisões, aonde na 1ª Divisão jogam as 06 equipes melhores colocadas no ano de 2017, mais duas equipes que subiram da 2ª Divisão naquele ano, totalizando 08 equipes que jogam em turno único no sistema um contra todos, classificando as quatro melhores colocadas para a disputa da semifinal que será somente em um jogo. Caso os jogos da semifinal terminem no empate a decisão seguirá em 30 minutos de prorrogação, permanecendo o empate serão definidos os finalistas nas penalidades. A final seguirá o mesmo critério da semifinal.

Na segunda divisão teremos a participação de 14 equipes que foram dispostas em 03 grupos, sendo Grupo A com 05 equipes, Grupo B com 05 equipes e Grupo C com 04 equipes. Do grupo A e do grupo B classificam os três primeiros colocados e no grupo C classificam os dois primeiros colocados para as quartas-de-final. O cruzamento para esta fase segue sendo: 1º colocado do grupo A x 3º colocado do grupo B; 1º colocado do grupo B x 3º colocado do grupo A; 1º colocado do grupo C x 2º colocado do grupo A e o 2º colocado do grupo B x 2º colocado do grupo C. Estes confrontos serão somente em um jogo, sem vantagem para nenhuma equipe e se terminar empatado seguirá para os pênaltis, sendo 05 cobranças para cada equipe em batidas alternadas. Da mesma forma seguirá as decisões da semifinal e final do campeonato.

Ao todo, nas duas divisões foram inscritas 22 equipes que contarão somente com atletas que morem e residam em Rio Azul. A arbitragem será paga pela Prefeitura Municipal sem onerar nossos atletas. Para o prefeito Rodrigo Solda, é motivo de muita alegria ver tantas equipes disputando um campeonato que é somente para Rioazulenses, isso demonstra que nosso povo é realmente muito apaixonado pelo esporte e que nossa meta é incentivá-los cada vez mais.

A abertura do campeonato será dia 20 de Maio no Estádio Municipal de Rio Azul, inclusive este campeonato acontece somente neste estádio, iniciando neste mês de maio e com prazo prolongado até meados de dezembro segundo o secretário municipal de Esporte Osvaldo Kosciuk Júnior que salienta: Teremos ao todo 32 jogos na primeira divisão e 34 jogos na segunda divisão até o final deste campeonato, ou seja, daqui até o final do ano serão 66 jogos de futebol para o lazer de nossa população. Conclui Osvaldo dizendo que iniciamos um pouco antes o municipal pois teremos as festividades do centenário de Rio Azul, Copa do Mundo e Eleições. Além ainda do Amador que toma espaço também, independentemente de quantas equipes rioazulenses participarem, mas temos que deixar algumas datas para a realização deste campeonato. Ou seja, será um ano curto em datas nos finais de semana, sem contar que quando há festas nas comunidades de algumas equipes do interior, não fazemos jogos para não prejudicar ninguém.

Os jogos de abertura do dia 20 de maio serão da primeira divisão, nos seguintes horários: 14Hs Madeireira Rio Claro x Santa Cruz (campeão e vice respectivamente da segunda divisão de 2017) e às 16Hs Juventude do Marumbi dos Elias x Cicles Debacz / Gio Cicles (campeão e vice respectivos da primeira divisão de 2017). Na primeira divisão participarão as seguintes equipes: Cicles Debacz / Gio Cicles; Entre Amigos; Juventude do Marumbi dos Elias; Madeireira Rio Claro; Santa Cruz; São José / Transportes Dusanoski; Taquari / Real Center / Cravo com Pimenta e XV de Novembro. Na segunda divisão as 14 equipes foram dispostas através de sorteio da seguinte maneira: Grupo A: Serra da Esperança; Time do Márcio; Braço do Potinga; U.B.L. e Beira Linha. Grupo B: Olímpico da Beira Linha; Coelho Equipamentos; Time do Lucão; Beira Rio e Doctor Red e no Grupo C: Vila Rio; Geléias; Borracharia Avenida e Faxinal de São Pedro / Mazur e Martins / Movebrink.

 

JEP’S (JOGOS ESCOLARES DO PARANÁ)

Hoje quinta-feira (03) estiveram reunidos na Câmara Municipal de Vereadores de Rio Azul vários professores da rede estadual de ensino da nossa região, aonde participaram da Sessão Preliminar dos Jogos Escolares Regionais que Rio Azul será sede de 18 a 24 de maio.

Participam além de nossa cidade, as cidades de Inácio Martins, Irati, Guamiranga, Fernandes Pinheiro, Mallet, Rebouças e Teixeira Soares. Estas cidades que compõem o Núcleo Regional de Educação de Irati, ficando de fora o município de Prudentópolis que será sede da fase MacroRegional dos jogos e desta forma tem passe garantido, pois, será sede. As modalidades que fazem parte dos Escolares são: Futsal, Voleibol, Basquetebol, Handebol, Xadrez, Tênis de Mesa e o Atletismo.

Contaremos com a participação de aproximadamente 700 atletas vindos dos oito municípios que estarão participando destes jogos.

Queremos agradecer em especial a sernhora Marisa Lucas, chefe do núcleo regional de educação que gentilmente atendeu nosso pedido, quando explicamos que Rio Azul faz 100 anos e que este seria o nosso presente. Também agradecemos a pessoa da Professora Íris que sempre batalhou junto de nós para que estes jogos venham novamente para Rio Azul.

O prefeito Rodrigo Solda lembra de quando participava dos antigos JOCOP’S (Jogos Colegiais do Paraná) e sempre representava o nosso município jogando basquetebol ou xadrez e diz ter muita saudade deste tempo, pois, as lembranças e aprendizados para a vida foram muitos.

A abertura do JEP’S será no Ginásio de Esportes Albinão no dia 18 de maio às 19:30hs. E segundo o secretário Osvaldo Júnior uma grande festa está sendo programada para esta abertura e conta com a participação em peso da comunidade Rioazulense para prestigiarem e torcerem para nossos atletas.