SETEMBRO AMARELO

Publicado em: 30/09/2019 08:17 | Fonte/Agência: SECRETARIA DE SAÚDE | Autor: SECRETARIA DE SAÚDE

Na área da Saúde, temos várias ações ao longo do ano para alertar a população sobre temas importantes com o seu bem-estar. O mês de setembro é dedicado a conscientização da prevenção do suicídio na campanha intitulada “Setembro Amarelo”.

Os dados epidemiológicos do suicídio são preocupantes: no Brasil, são 32 mortes diárias, no mundo, aproximadamente 1 milhão de pessoas morrem por suicídio a cada ano, ou seja, 1 pessoa a cada 40 segundos. Em Rio Azul, foram 29 tentativas de 2018, com 03 óbitos, segundo dados do setor de epidemiologia. A faixa etária em que ocorreram mais eventos foi de 13 a 30 anos.

Por mais que o suicídio pareça algo incompreensível para a maioria das pessoas, entendemos que a pessoa não quer a morte, mas acabar com a dor e o sofrimento, que de tão imensos, lhe parecem insuportáveis.

Para mudar essa realidade, precisamos falar sobre o assunto, superar os mitos e os preconceitos relacionados ao suicídio, e se dispor a ajudar as pessoas que estão risco. É importante ressaltar que é possível melhorar com o tratamento.

Precisamos ficar atentos a algumas frases, pois, podem indicar que a pessoa pode ter ideação suicida: “eu preferia estar morto”, “eu não posso fazer nada”, “eu não aguento mais”, “eu sou um perdedor”, “eu sou um peso ou um estorvo para os outros”, “os outros vão ser mais felizes sem mim”.

Outro meio de identificarmos quem está em risco, é observarmos os “4 Ds”:

Desesperança: “meus problemas nunca vão se resolver”

Desamparo: “ninguém pode me ajudar”

Depressão: “tristeza persistente, falta de prazer, cansaço, insônia ou sonolência, aumento ou diminuição no apetite, sentimentos de culpa, inutilidade, baixa autoestima e autoconfiança e pessimismo”.

Desespero: “não há saída para mim”.

E como ajudar uma pessoa que está em risco de cometer o suicídio?

·         Ouça com cordialidade e procure entender os sentimentos da pessoa com empatia.

·         Realize uma abordagem calma, aberta, de aceitação e de não julgamento.

·         Aceite a queixa da pessoa e respeite seu sofrimento, expresse respeito pelas opiniões e valores da pessoa.

·         Mostre preocupação, cuidado e afeto.

·         Oriente ou acompanhe a pessoa a procurar um profissional de saúde.

Para mobilizar a população rioazulense sobre a importância da prevenção do suicídio, a Secretaria Municipal de Saúde organizou dois eventos: Concurso de textos e a Passeata “Sua vida vale ouro”.

1ª Passeata “Sua Vida Vale Ouro”: realizada no dia 25 de setembro pelo centro da cidade, contou com 265 participantes, entre alunos das escolas estaduais, adolescentes do centro da juventude, conselheiros tutelares e profissionais da saúde, com o apoio da Polícia Militar. O final da passeata ocorreu na praça Tiradentes, onde os participantes receberam os agradecimentos da secretária municipal de saúde Rosane Popovicz Schirlo, bem como puderam conhecer mais sobre o tema, com a palestra da médica Patrícia Alberich.

Concurso de textos: a partir do regulamento entregue às escolas estaduais da cidade, os alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, inscreveram seus textos, dando direito à escola uma inscrição por turma. Os textos foram identificados com números e distribuídos aleatoriamente para as equipes de Estratégia da Saúde da Família e os funcionários da Secretaria Municipal de Saúde votarem. A premiação dos textos vencedores ocorreu durante a passeata.

Os textos vencedores foram:

·         Geovana Domingues Martins, do Colégio Estadual Dr. Chaffic Cury

·         Amarys Pissaia de Souza, do Colégio Estadual Dr. Afonso Alves de Camargo

·         Nicoli Krol, do Colégio Estadual do Campo Nossa Senhora Aparecida

·         Taís Gabriela Hlatki, da Escola Estadual Miguel Desanoski