FESTA DA PADROEIRA REÚNE CERCA DE 3 MIL PESSOAS

Publicado em: 17/10/2019 16:25 | Fonte/Agência: SECRETARIA DE ESPORTES | Autor: SECRETARIA DE ESPORTES

Festa da Padroeira reúne cerca de 3.000 pessoas no Parque da Pedreira no último sábado, 12

O evento teve passeio ciclístico, carreata, almoço, baile da melhor idade, festival mostre a sua dança, show infantil e jogos Apolakados

Texto de Augusto Travensolli

Em comemoração ao dia de Nossa Senhora Aparecida e das Crianças, o município de Rio Azul, realizou no último sábado, 12 a Festa da Padroeira no Parque da Pedreira, com uma programação variada para toda a família.

O evento reuniu cerca de 3.000 pessoas no parque e teve passeio ciclístico, carreata, almoço, baile da melhor idade, festival mostre a sua dança, show infantil e jogos da apolakados. Além disso, teve missa e procissão do Centro de Eventos até a gruta, para colocar a imagem de Nossa Senhora Aparecida no seu lugar definitivo.

A data que já foi comemorada em outros anos em 2019 teve como objetivo principal de reunir a família e promover uma data diferente para a cidade. “Estamos muito felizes e satisfeitos com o resultado, pois conseguimos alcançar nossa meta, que era trazer todas as idades para o parque, crianças, jovens, adultos e o pessoal da melhor idade. Pretendemos fazer o evento em 2020 e seguir trazendo novidades, sempre pensando em uma entidade filantrópica para ser nossa parceira durante a festa, que esse ano foi a APAE, que vendeu cerca de 370 almoços e teve o dinheiro todo revertido para a instituição”, conta o Secretário de Esportes, Recreação e Cultura da Prefeitura Municipal de Rio Azul, Osvaldo Kosciuk Júnior.

Festival mostre sua dança anima público presente

O Festival Mostre a Sua Dança”, que é uma tradição do município foi retomado em 2019 para sua décima primeira edição e contou com grupos da região sul, Paraná, Santa Catarina, com mais de 30 grupos inscritos de ballet, hip hop, dança folclórica, dança livre.

Os participantes disputaram nas seguintes categorias:  Pré infantil – Dança livre; Infantil - Dança livre; Infantil - Danças urbanas, Solo infantil -  Jazz; Solo infantil - Dança livre; Trio infantil - Danças urbanas; Juvenil - Dança livre; Juvenil - Danças urbanas; Juvenil - Ballet clássico (neoclássico); Solo juvenil - Dança livre; Solo juvenil - Danças urbanas; Duo juvenil - Danças urbanas; Trio juvenil- Ballet clássico; Trio juvenil - Danças urbanas; Adulto - Danças urbanas; Solo – Adulto; Duo adulto - Danças urbanas; Adulto - Dança folclórica.

Apolakados

A segunda edição dos jogos, também foi uma atração da festa. A competição, em 2019 foi dividida em duas datas, a primeira, no dia 12, durante a festa, no Parque da Pedreira e a segunda, no domingo, dia 27, no Ginásio de Esportes Albino Iankoski. Ao todo, quatro equipes, com 30 integrantes disputam as provas.

No parque da pedreira, foram jogados: futebol no sabão, vôlei 4x4, cabo de guerra, corrida do saco, corrida do ovo na colher, corrida das 3 pernas, pelotaço e bete ombro. Para domingo, ainda restam truco, corte do tronco, colheita do fumo, handsabonete, xadrez pelotaço, corrida do copo furado, arremesso na cesta, rebatida, corrida de 100 metros e paródia.

O coordenador dos Jogos Apolakados, Luiz Fernando Bonotto, conta sobre a disputa. “Os participantes estão se divertindo muito, apesar de que querem todos ganhar a competição, mas está muito bacana de acompanhar as provas, o público nos prestigiou bastante no feriado e convido a todos para prestigiar também no domingo, 27, o desfecho dos Jogos Apolakados 2019”, conta Luiz Fernando.

Crédito: Assessoria / Prefeitura de Rio Azul

PARA VISUALIZAR A GALERIA DE FOTOS -> CLIQUE AQUI