Orientações para a população

A Prefeitura Municipal de Rio Azul através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente precisa da ajuda de toda a população para manter nossa cidade livre dos problemas causados pela geração dos resíduos sólidos (lixo).

O lixo é produzido por todos, o seu potencial para a geração de problemas de ordens diversas é enorme, podendo eles serem ambientais como por exemplo a poluição das águas e das matas ou problemas de saúde pública, como a oferta de condições ideias para procriação do mosquito da dengue e proliferação de ratos, o que pode gerar o aumento de doenças entre a população.

É por isso que todos precisam estar cientes de que a destinação correta destes resíduos é necessária para manter uma boa qualidade de vida para todos. Para tanto algumas ações simples podem ser feitas por parte da população para ajudar na melhoria da coleta e destinação do lixo realizadas pela Prefeitura:

- Separe o lixo orgânico do lixo reciclável, isso facilita o trabalho dos coletores.

- O lixo orgânico é todo material de origem orgânica que se decompõe rapidamente na natureza, como por exemplo, os restos de comida.

- O lixo reciclável são os materiais artificiais que demoram muito tempo para se decompor na natureza, como o vidro, o plástico, o papel e o metal.

- Preste atenção nos dias em que a coleta do lixo passar em sua rua. Retire o lixo somente nesses dias e se caso houver falha na coleta, recolha o lixo novamente e aguarde até o próximo dia em que o caminhão passar.

- Mantenha seu cachorro preso no dia da coleta.

- A coleta do lixo pode ser prejudicada em função de dias chuvosos, nestes dias se o caminhão do lixo deixar de passar em sua rua recolha o lixo novamente e aguarde até que a coleta seja normalizada.

- Quando houverem feriados, não haverá coleta, nestes casos as rotas que deixarem de serem feitas serão normalizadas nos próximos dias úteis que se seguirem, pois nossas equipes trabalham com uma margem de segurança em seu itinerário que permite que as rotas sejam normalizadas rapidamente.

- São dois caminhões que realizam a coleta do lixo em nossa cidade: um caminhão destinado à coleta o lixo orgânico e outro destinado a coleta do lixo reciclável. Estes dois caminhões costumam andar próximos, sendo que apenas nas quintas feiras os dois tem suas rotas diferenciadas, pois nesses dias a coleta do lixo reciclável é feita no interior do município, enquanto que o caminhão do lixo orgânico realiza sua coleta somente no perímetro urbano.

CONFIRA OS DIAS DA SEMANA EM QUE O LIXO É COLETADO NA SUA CASA

Segunda-Feira

Desde a Rua Amador Taques, passando pelo centro da cidade, seguindo para Vila Maria, Vila Rio Azul, Villa Miroto, Vila Bela Vista do Erechim, Vila Zem, Vila Abib e indo até a Shereiber.

Terça-Feira

Vila Veronez, Vila Burko, Vila Santa Terezinha, Vila Baran, Vila Diva, Vila Girardi e Vila Cristo Rei e Vila Feliz.

Quarta-Feira

Apenas parte do centro da cidade, indo desde a Rua Amador Taques passando entre as Ruas José Pissaia e Doutor Campos Melo, chegando até a Rua Pedro Pissaia no inicio da Vila Miroto,

Quinta-Feira

A coleta é feita no interior do município.

Sexta-Feira

Desde a Rua Amador Taques, passando pelo centro da cidade, seguindo para Vila Maria, Vila Rio Azul, Villa Miroto, Vila Bela Vista do Erechim, Vila Zem, Vila Abib, indo até a Shereiber.

Atendimento à população: Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente – Fone: 3463-1215